Chapa: 01- Na Vanguarda e Na luta
Não é nossa culpa
Nascemos já com uma bênção
Mas isso não é desculpa
Pela má distribuição
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Trecho de: Até quando esperar
Plebe rude
VANGUARDA por quê?
(do francês avant-garde), "proteção frontal" Assim deduz-se que vanguarda é aquilo que "está à frente". Dessa forma surgiu esse grupo composto por pessoas que sempre estivem à frente do Movimento Estudantil- ME-, pautando as revindicações do classe de maneira democratica e direta. Um grupo forte, unificado, compromissado e que nunca deixou de participar das lutas estudantis. Um coletivo vanguardista que pretende restabelecer as democracia nas mais diversas instâncias da academia, sem jamais perder o fio condutor da luta, o próprio estudante. Procurando resgatar o prestigio do DCE e o interesse dos universitários pela luta estudantil organizada.
Propostas
Geral
Nossa proposta entende o DCE como sendo uma entidade plural e que não exige atestado ideológico para os militantes do ME, que valoriza a diversidade de gênero, religião, classe e etnia, portanto, é envolvido com os estudantes e com suas necessidades. Defendemos um DCE atuante, democrático, organizado e comprometido com as demandas da comunidade acadêmica. Por isso propomos:
* Democratizar as instâncias deliberativas da UFAC, conquistando a paridade no Conselho Universitário, nos Colegiados de Curso e demais órgãos Colegiados Superiores;
* Recuperar a credibilidade da instituição DCE, perante os estudantes, Administração da Universidade e a Comunidade;
* Reestruturar a totalidade de CA’s promovendo eleições democráticas e com ampla participação dos alunos de todos os períodos;
* Restabelecer o DCE como sendo principal centro de debates da luta estudantil “antenado” com as demandas referentes à política Nacional de Educação e as reivindicações dos estudantes das demais universidades do país;
* Criação do Fórum Permanente de Debates visando contribuir na formação política dos estudantes, discutindo temas como: opressões, cotas, universidade para todos, formação curricular, dentre outros;
* Reconquistar as cadeiras (vagas) perdidas nos conselhos municipais e estaduais; consultivos e deliberativos, como por exemplo: Conselho Deliberativo da FUNDHACRE, Conselho Municipal Tarifário, Conselho de Saúde, dentre outros;
* Lutar pela ampliação dos Projetos de Assistência Estudantil garantindo atendimento dos alunos de período integral e dos cursos do interior;
* Promover o intercâmbio de saberes entre os estudantes do Campus Floresta e Campus Centro e demais núcleos da UFAC;
* Aproximação do ME/DCE UFAC aos demais Movimentos Sociais e Sindicais;
Cultura:
Pode chegar que a festa vai é começar agora
E é prá chegar quem quiser, deixe a tristeza prá lá
E traga o seu coração, sua presença de irmão
Nós precisamos de você nesse cordão
Pode chegar que a casa é grande e é toda nossa
Vamos limpar o salão, para um desfile melhor
Vamos cuidar da harmonia, da nossa evolução
Da unidade vai nascer a nova idade
Da unidade vai nascer a novidade
Trecho de: O homem Falou
Gonzaguinha
Nosso foco será, desde o início, fomentar diversas formas de realizar o ME seja pela cultura, pela extensão, por festas, pela contestação acadêmica e política. Entendemos a academia como centro formador e difusor da cultura erudita sem perder o contato com a cultura tradicional/popular, por isso lutaremos por:
* Inclusão da UFAC no Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA);
* Reconstrução do histórico Palquinho do DCE;
* Promover uma intensa relação com os grupos artísticos formados por estudantes. Atuando como um elo entre os artistas universitários e o movimento estudantil;
* Participar do cenário cultural local, ampliando as possibilidades de acesso a cultura popular;
* Execução eventos culturais diversos como “luais”, “saraus”, “culturatas” e muitos outros;
* Atividades de valorização e incentivo da arte e da cultura (exposições, apresentações teatrais e musicais, exibição de filmes etc.);
* Promover o intercâmbio de saberes culturais entre os estudantes do Campus floresta e Campus centro e demais núcleos UFAC;
Mulheres e LGBT
“Nada causa mais horror à ordem do que mulheres que lutam e sonham".
José Martí
Mártir da independência cubana
A construção de uma universidade não sexista depende da defesa da qualidade da educação como um todo. Por isso é importante que as mulheres tenham uma leitura sobre as políticas educacionais e estejam organizadas para que estas contemplem sua demanda específica. A defesa do aumento de verbas para a educação, do papel social da universidade e do tripé ensino-pesquisa-extensão também é uma bandeira das mulheres. Assim como as bandeiras históricas de combate a violência contra a mulher e ao machismo. Por isso iremos:
* Promover Jornada de Lutas em favor da construção de Creches que atendam a alunas, professoras e funcionárias criando um espaço para laboratório (estágio) dos cursos voltados a área de Saúde e Pedagogia;
* Originar Circuito de Palestras e “Mesas Redondas” sobre Lei Maria da Penha, Direitos e Garantias Constitucionais, Gêneros e a Contemporaneidade, Saúde física e psicológica da Mulher dentre outras;
Vivemos num mundo onde nos escondemos para fazer amor! Enquanto a violência é praticada em plena luz do dia.
John Lennon
Fica cada vez mais claro que somente através das lutas teremos um Brasil sem homofobia. Tornam-se cada vez mais freqüentes a violência contra os homossexuais, como o assassinato do sociólogo e ativista do movimento LGBT Francisco Dantas, em Rio Branco no ano 2007. Buscar a igualdade social sempre foi premissa do ME por isso defenderemos:
* Criação de uma Coordenadoria de Assuntos LGBT no DCE;
* Promoção de debates e “mesas” sobre o PL 122, lei 5003/2001 e lei 1151/95 que propõem o registro de parceria civil e proíbem a descriminalização por orientação sexual;
* Buscar parcerias com o NUDICHO – Núcleo de Direitos Humanos e Combate a Homofobia;
Movimentos Étnicos Raciais
“Nós vos pedimos com insistência:
nunca digam – isto é natural,
diante dos acontecimentos de cada dia.
Numa época em que reina a confusão,
em que corre o sangue,
em que se ordena a desordem,
em que o arbítrio tem força de lei,
em que a humanidade desumaniza...
Não digam nunca: isso é natural,
A fim de que nada passe por imutável.
Sob o familiar, descubram o insólito.
Sob o cotidiano, desvelem o inexplicável
Que tudo que seja dito ser habitual,
cause inquietação.
Na regra é preciso descobrir o abuso,
e sempre que o abuso for encontrado,
é preciso encontrar o remédio”.
(Bertolt Brecht, 1898-1956)
A realidade social brasileira se expõe na sua face mais sombria e cruel, quando conectamos os fios de raça, índice de escolarização e condições econômicas. As diferenças percentuais da desigualdade entre brancos e negros/mestiços e indígenas se reproduzem há anos e são muito maiores que entre os de características fenotípicas brancas. A histórica divida social para com essas etnias começa a ser corrigida gradativamente. Porém, sabemos que políticas de ações afirmativas não são o suficiente para combater o racismo e resolver o problema da desigualdade social neste país. Assim defenderemos:
* Lutar por programas de Extensão Universitária com temáticas voltadas para a questão étnico-racial;
* Discutir através de debates um sistema de cotas para UFAC que de fato democratize o acesso à universidade pública e se adéqüe a realidade local, acabando com a exclusão racial existentes no ensino superior;
* Total apoio às lutas do movimento Negro e Indígena, como a reformulação curricular da escola brasileira com ênfase na história de lutas do negro e na sua identidade nacional, exposição Séculos Indígenas no Brasil e para a introdução da temática indígena em sala de aula ambos apoiados pela lei Rouanet. E fortalecimento do curso de Educação Superior Indígena no Campus CZS;
Diversidade de Culto Religioso
"A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito". “É aquela que te faz melhor”.
Dalai Lama
Líder Religioso do Gelug
A Universidade e o Estado devem manter seu caráter laico, contudo aos seus membros e dado livre arbítrio para a escolha de culto religioso. Compreendemos a diversidade de manifestações de religiosidade no Brasil e na mesma medida ela se reproduz dentro do Campus Universitário. Por isso defenderemos:
* Assegurar Liberdade de Manifestação Religiosa de todos os tipos de culto (cristão, candomblecista, islâmico, daimista, espírita, mulçumano, dentre outros) garantindo aos adeptos espaço para seus cultos.
* Promoção de atividades que visem à convivência e conhecimento das manifestações religiosas;
Assistência Estudantil
Se meus joelhos
Não doessem mais
Diante de um bom motivo
Que me traga fé
Que me traga fé...
Se por alguns
Segundos eu observar
E só observar
A isca e o anzol
A isca e o anzol
A isca e o anzol
A isca e o anzol...
Ainda assim estarei
Pronto pra comemorar
Composição e Musica: O Rappa, Pescador de Ilusões
Conquistada a Paridade nas últimas eleições para Reitoria da UFAC, os olhos da administração passaram a nos ver de forma diferente. Agora somos 33%, portanto podemos decidir as eleições. Nesse sentido, as candidatas trouxeram propostas voltadas à questão da permanência do estudante na universidade. Porém necessitamos de projetos que realmente assegurem essa permanência e para tanto é necessário a devida aplicação dos recursos advindos de projetos do Governo Federal como REUNI e a busca por subsídios e parcerias com o Governo Estadual e empresas. Por isso reivindicaremos:
* Batalhar pela garantia de Restaurante Universitário no Campus CZS, a preço de custo, assegurado o mesmo preço de Rio Branco. Fim da Terceirização!
* Promover Jornada de Lutas pela construção da Residência Universitária, de qualidade e que atenda a todos os estudantes que dela necessitem;
* Garantir autonomia política e financeira do DCE em relação à Reitoria;
* Lutar por Projetos de Assistência estudantil que contemplem de fato a totalidade de estudantes, como por exemplo, os alunos dos cursos de período integral e os alunos do Campus de Cruzeiro do Sul e demais núcleos UFAC;
* Conquistar a reimplantação de um posto de venda de passes escolar na UFAC;
* Organização manifestações para manter o Ônibus Satélite gratuito e ampliar sua rota;
* Promover jornada de lutas pela revitalização e equipagem dos Laboratórios e Salas Ambiente, denunciando a “maquiagem” feita durante as avaliações do MEC;
* Originar projetos de Implantação da Empresa Junior, através de parcerias com o SEBRAE, e “Sistema S”;
* Lutar pela criação de projetos de pesquisa e extensão voltados ao intercambio universitário a fim de permitir o desenvolvimento de atividades acadêmicas, viagens de estudos, palestras e atividades de pesquisa relacionadas a diferentes áreas;
Educação Ambiental, Saúde e Esporte
Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, a propícia estação
E fecundar o chão
O Cio da Terra
Chico Buarque/Milton Nascimento
A Universidade é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida acadêmica, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, propomos:
* Promoção de Campanhas de conscientização sobre a questão ambiental, como por exemplo, coleta seletiva, reciclagem e poluição, através de parcerias com ONG’s ambientais;
Atividades esportivas proporcionam qualidade de vida e saúde, a garantia da manutenção dos espaços para atividades práticas no Campus é fundamental, assim propomos:
* Lutar pela construção do Centro Olímpico, haja vista que os recursos financeiros já estão disponíveis no orçamento geral da UFAC, cobrando priorização do Conselho Universitário;
* Batalhar pela regulamentação das Olimpíadas Universitárias de forma colegiada, garantindo a participação de outras instituições;
* Firmar parcerias com outras universidades para garantir nos JUB’s a execução das etapas internas e externas;
* Recuperar as cadeiras perdidas no Conselho Municipal e Estadual de Saúde;
* Jornada de Luta pela criação do Hospital Universitário;
Imprensa e Divulgação
Quando eu soltar a minha voz
Por favor, entenda
Trecho de: Sangrando
Gonzaguinha
* Produzir mídias de divulgação do DCE, como por exemplo, jornais, blogs e outros;
* Incentivar mídias alternativas sejam elas, jornais impressos, blogs, rádios livres, rádio universitária;
* lutar pela implementação da rádio universitária;
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
(...)
Trecho de: Apesar de você
Chico Buarque
Compõem essa chapa:
Coordenador Geral: Jacqueline Maciel - Letras Vernáculo
1º Vice Coordenador Geral: Jackson Queiroz – Letras CZS
Coordenador de Organização: Ádamo Gabriel- História
Vice Coordenador de Organização: Francisco Valdecir – CZS
Coordenador de Finanças: Jéssica Nunes de Souza – Matemática
Vice Coordenador de Finanças: Kennedy Silva -
Coordenador de Imprensa e Divulgação: Rafaela Marquez - Jornalismo
Vice Coordenador de Imprensa e Divulgação: Kemerson Jhones – Jornalismo
Coordenador de Assuntos Estudantis: Laércio Medeiros – Medicina
Vice Coordenador de Assuntos Estudantis: Wesley Alves “DDD” - Filosofia
Coordenador de Esporte: Maurizio Paes - Educação Física
Vice Coordenador de Esporte: Ethiene Duarte - Medicina Veterinária
Coordenador de Interiorização: Maycon Souza - Biologia- CZS
Vice Coordenador de Interiorização: Ithalo Silva – Sistemas de Informação
Coordenador de Cultura: Eudmar Nunes (Edi) História
Vice Coordenador de Cultura: Juliet Matos - Ciências Sociais
Coordenador de Assistência Social: Danielle Leite - Letras Vernáculo
Vice Coordenador de Assistência Social: Josiane Ramos - Letras Espanhol
Coordenador de Educação Ambiental: João Carlos – Engenharia Florestal
Vice Coordenador de Educação Ambiental: Aline Torres - Biologia
Coordenações propostas pela Chapa:
2º Vice Coordenador Geral: Ádamo Gabriel - História
Coordenação de Assuntos LGBT: Manu – Artes Cênicas
Coordenação de Saúde e Desporto: Davi – Educação Física
Coordenação de Assuntos Jurídicos: Anderson - Direito
Coordenação de
Sub-Coordenações do Campus Floresta
Vice Coordenador Geral
Sub-Coordenação de Organização
Sub-Coordenação de Finanças
Sub-Coordenação de Assuntos Estudantis
Sub-Coordenação de Cultura
Sub-Coordenação de Imprensa e Divulgação
Sub-Coordenação de Esporte
Sub-Coordenação de Educação Ambiental
Sub-Coordenação de Assistência Social
Apóiam essas propostas: Rafaella (jornalismo e pedagogia), Felipe (economia), Luiz (química); Geisson Negreiros (agronomia), Naiara (agronomia), Edcleu (história), Alex (medicina), Ana (letras), Andréa (pedagogia) Antonia (letras), Paula (letras), Douglas (história), Fábio (geografia), Fábio (matemática), Flávia (letras), Ariane (inglês), Francisco (ciências sociais), Emanuel (inglês) Jaque (florestal), P.C. (florestal), Livio (florestal), Cristina (biologia), Felipe (eng. Civil), Jesse (Ed. Física), Camila (geografia), Luiz Carlos, (ciências sociais), Manu (artes cênicas), Kelly (musica), Nilson (espanhol), Silas (economia), Nacaiane (economia), Diego (direito), Wendel (artes cênicas), Willy (artes cênicas), Ygor (ciências sociais), Geraldo (agronomia), Junior (agronomia), Marcelo (agronomia), Fabrício (física) Suanny (pedagogia), José Wellinton (história), Lucas (florestal), Cilene (biologia), Ana kessia (pedagogia), Gil (agronomia), John linneker (geografia), Kaline (florestal), Pedro (civil), David (civil), Giovani (civil), André (civil), Alexandre (economia), Silmar (história), Eliezio (história), Nilzomar (história), Cristiano (história) Lygia (história), Israel (física), Mizraian (pedagogia), Izaque (história), Yone (história) , Thiago (inglês), Bruno (CZS), Ygoor (CZS), Marcos (CZS), Valena (matemática), Laiane (biologia), Teruza (saúde coletiva), Francisco Fernandes (ciências biológicas), Karine (biologia), Poliana (letras), Weber (civil), Eudo Rafael (filosofia), David (Ed. Física), Stefani (florestal), Gleice (letras), Hudson (Sistema de Informação), Jose Carlos (florestal), Ricardo (florestal), Juliet (ciências sociais), Kened (civil), Leidan (filosofia), Tainá (história), Michel (direito), Naiza (ciências sociais), Nicacio (civil), Patrícia ( ciências sociais), Diego (biologia), Renerio (Direito), Ricardo (civil), Tassiane (letras), Tati ( Ed. Física), Rafael (florestal), Valdemir (florestal), Valmir (Ed.fisica), Wanderson ( jornalismo), Anderson (direito), Barbara Ranielle (Saúde Coletiva).
Postado por
UJS - ACRE
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