38º CONUBES: 11 etapas estaduais neste final de semana

As 11 etapas iniciais mobilizaram mais de 1,2 milhões de estudantes através de eleições diretas nas escolas. Sábado e domingo secundaristas de 11 estados vão eleger seus representantes para a etapa nacional em MG. Confira as datas e locais!

As 11 Etapas Estaduais do 38º CONUBES (Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) acontecem nos seguintes estados: Amapá, Amazonas, Acre, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Maranhão e Paraíba.



A partir do 38º Congresso, as votações para a Etapa Nacional são feitas em urna e através de chapas. Escolas com até 1.000 estudantes matriculados elegerão 1 delegado. Passando de 1.000 alunos será eleito 1 delegado a cada 500 matriculados e mais 1 delegado para qualquer fração subseqüente.

Exemplo:

- Escola de 0001 a 1000 – 01 Delegado;

- Escola de 1001 a 1500 – 02 Delegados;

- Escola de 1501 a 2000 – 03 Delegados;

(veja mais detalhes no Regimento do 38º Congresso download no final da página e o Censo sobre o qual são feitos os cálculos).



A UBES faz questão ressaltar que o processo eleitoral é extremamente democrático e amplo, organizado de forma a conduzir o maior Congresso da história da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.



As 11 etapas estaduais já mobilizaram mais de 1,2 milhões de estudantes através de eleições diretas nas escolas, garantindo grande participação dos secundaristas. Nos outros estados as etapas devem ocorrer em novembro. Segundo Osvaldo Lemos, coordenador da Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização (CNECO), “a vasta participação dos estudantes através dos grêmios ou comissões é muito positiva. A construção das 11 primeiras etapas demonstra o quanto o 38º CONUBES está politizado e organizado, retomando e fortalecendo a rede do movimento estudantil no Brasil”.



A Etapa Final do 38º Congresso da UBES acontecerá na capital mineira entre 10 e 13 de dezembro. Estão previstos no evento muitos debates sobre temas cruciais para o movimento estudantil, como a aplicação dos recursos do Pré-Sal na Educação, o atual formato do vestibular, entre outros pontos que circundam o universo do estudante secundarista e dos cidadãos brasileiros.



“O 38º CONUBES é um momento muito rico para a entidade, em que estamos debatendo os rumos do movimento estudantil. Na Etapa Nacional serão discutidas as lutas por mudanças na educação, com foco na construção de um Brasil desenvolvido e soberano”, brada Ismael Cardoso, presidente da UBES.





38º CONUBES - Etapa Nacional

Data: 10 a 13 de dezembro 2009

Local: UFMG – Belo Horizonte – MG





Veja também:

Ata e Regimento do 38º CONUBES

Censo Escolar do Inep



Formulários:

Comissão

Grêmio

Lista de Votantes para as eleições



Para mais informações, entre em contato com a UBES nos telefones: 11) 5084.5219 e (11) 5082.2924. Email:

38congresso.ubes@gmail.com
.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, participe desse debate.