Conferência Nacional da Juventude


Lançada oficialmente em setembro de 2007, a 1ª Conferência Nacional de Juventude mostrou que os brasileiros querem participar dos espaços da política. Segundo balanço final da fase preparatória, feito pela Secretaria Nacional de Juventude, foram realizadas conferências em 841 cidades de todo o país, totalizando 406 mil pessoas envolvidas. A Conferência Nacional acontece de 27 a 30 de abril, no Parque da Cidade, em Brasília (DF).

Para o coordenador da conferência e presidente do Conselho Nacional de Juventude, Danilo Moreira, a superação da marca de 400 mil participantes ajuda a desconstruir o mito da apatia juvenil e da aversão à política, injustamente atribuídos a esta geração de jovens.

"Os resultados desta Conferência comprovam também no quesito participação basta oferecer oportunidade para o exercício deste direito que a juventude responde a altura", defende.

Esta grande participação continua Moreira, vai legitimar a plataforma de políticas públicas de juventude que será construída na etapa nacional.

"Esperamos estas resoluções impulsionem ainda mais o fortalecimento do tema juventude no poder público e na sociedade civil, pois é esta interação que garantirá que a juventude alcance o patamar de política de Estado", agrega.

Cinco mil propostas

A organização da conferência divulgou o Caderno de Propostas. O documento condensa mais de 4.500 sugestões elaboradas nas etapas estaduais e conferências livres em 480 proposições-síntese organizadas em 16 temas.

O caderno é o resultado da fase preparatória do processo da Conferência e será a base das discussões do momento nacional, que começa neste domingo, em Brasília.

Mais de 16 temas foram abordados no caderno, entre eles está a questão das drogas, sexualidade e saúde, mídia, comunicação e tecnologias da informação e povos e comunidades tradicionais.

Veja também o caderno de propostas da conferência

Amplo envolvimento

Deste total, o maior número registrado foi de conferências municipais, com 596 preparatórias e 245 eletivas realizadas. Estas últimas diferem das primeiras por terem a prerrogativa de escolher delegados à etapa nacional e pelo fato de possuírem órgãos de juventude, como secretarias, coordenações, assessorias ou conselhos. Por elas passaram 224 mil pessoas.

Nos estados, o envolvimento também foi positivo. Todas as 27 Unidades da Federação realizaram conferências mobilizando mais de 39 mil pessoas, sendo 15 mil nas atividades de lançamento e 24 mil nas conferências.

Segundo o coordenador de mobilização do evento, Plínio Oliveira, "o número elevado de participantes no processo só foi possível graças ao empenho de todos os envolvidos, da equipe organizadora do governo federal e dos gestores estaduais e municipais de juventude até as organizações e redes da sociedade civil, incluindo aí as entidades do Conselho Nacional de Juventude".

Conferências livres

Um dos destaques da Conferência no envolvimento da juventude têm sido as conferências livres. Esta modalidade inovou as formas de participação ao possibilitar que qualquer entidade ou instituição realizasse debates.

Em quatro meses, os 882 eventos deste tipo envolveram mais de 400 organizações. Os principais promotores foram os movimentos sociais e as ONGs, seguidos dos mandatos parlamentares e programas de governo.

Veja abaixo a programação da 1a Conferência Nacional de Juventude.

Domingo (27/04)

Manhã:
Chegada dos delegados

Tarde:
14:00 – Abertura da Etapa Nacional: Solenidade de Abertura
16:00 – Abertura dos Trabalhos
16:30 – Painel de abertura sobre a Política Nacional de Juventude

Noite:
20:00 – Atividades culturais
22:00 - Encerramento do credenciamento de delegados e convidados

Segunda-feira (28/4)

Manhã:
8:00 – Café da Manhã
9:00 – Grupos de Trabalho
10:00 as 14:00 - Credenciamento de suplentes

Tarde:
14:30 – Grupos de Trabalho Temáticos
17:45 – Entrega do relatório com as propostas aprovadas no grupo.
18:00 – Oficinas autogestionárias e troca de experiências

Noite:
20:00 – Atividade cultural

Terça-feira (29/04)

Manhã:
8:00 – Café da Manhã
9:00 – Plenária Final – Relato das propostas aprovados nos grupos
11:00 – Momento Interativo de priorização das propostas

Tarde:
14:30 –Plenária Final: Apresentação e aprovação das propostas definidas pelo momento interativo.

Noite:
20:00 – Atividade cultural

Quarta-feira (30/04)

Manhã:
8:00 – Café da Manhã
9:00 – Plenária Final

Tarde:
14:00 – Encerramento

Serviço:
Conferência Nacional de Juventude
Data: de 27/04/2008 14:00 até 30/04/2008 15:00
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Brasília (DF)

Fonte: www.juventude.gov.br



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, participe desse debate.