China cobra dos EUA que estabilizem o dólar

A China cobrou dos Estados Unidos que garanta a estabilidade do dólar. Sem citar qualquer nome de país ou divida, o ministro das Finanças da China, Xie Xurenm, instou as nações que emitem importantes moedas de reserva a manter suas moedas estáveis, relatou a agência de notícias Xinhua.
"As nações que emitem moedas de reserva importantes devem manter a estabilidade do valor de suas divisas e da taxa de câmbio, evitando a propagação de efeitos negativos", disse Xurenm.

A China tem mantido a cotação do iuan basicamente estável em relação ao dólar no último ano. E, como o dólar vem se depreciando, o iuan acabou se enfraquecendo também em relação ao euro.

Isso provocou pressão internacional para a China deixar o iuan se valorizar. Ao mesmo tempo em que instou as nações a manter a estabilidade e a continuidade das políticas econômicas, Xie pediu que as nações tomem medidas adequadas contra riscos, como a inflação.

Com a China se recuperando nos últimos meses, autoridades chinesas demonistraram preocupação sobre possíveis riscos de inflação doméstica. Por ser a maior credora dos EUA, a China teme que o aumento da inflação naqueleo país possa prejudicar o valor dos ativos denominados em dólar que possui.

Com agências


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, participe desse debate.