CONEG da UBES reúne 280 entidades; UJS lança movimento "Arrastando Toda a Massa"




O 12º Conselho Nacional de Entidades Gerais, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, foi o maior e mais organizado fórum deste tipo realizado pela UBES nos últimos anos.

Participaram 283 entidades municipais e cerca de setecentos estudantes, numa mostra de que o Congresso - agora oficialmente convocado para 3 a 6 de dezembro - terá grande mobilização. Aqui, o destaque foi o lançamento do movimento "Arrastando Toda a Massa", proposto pela UJS, que dobrou sua mobilização de UMES em relação ao último Conselho.

O movimento "Arrastando Toda a Massa" foi proposto por militantes da União da Juventude Socialista e pretende ser uma ampla articulação de lideranças do movimento estudantil secundarista, filiadas ou não à UJS, que debaterá nas escolas e levará suas propostas ao 38º Congresso da UBES.

Encontro Latino Americano de Estudantes Secundaristas

Além do Coneg, também teve destaque o 1º Encontro Latino Americano de Estudantes Secundaristas, realizado em parceria com a OCLAE, do qual participaram trinta delegados, representando treze países. O Encontro foi importante para o objetivo de fortalecer a integração regional e a unificação das lutas das entidades estudantis do continente.

50% do fundo do Pré-Sal para educação

Sob impacto do novo marco regulatório do petróleo proposto pelo governo federal, o principal tema debatido nas mesas do Coneg foi o potencial representado pelo pré-sal para o desenvolvimento do país.

O consenso entre os estudantes é que devem ser destinados para investimento em educação 50% dos recursos do fundo social a ser criado com a exploração do pré-sal. O Coneg aprovou, por unanimidade, a "Carta Monteiro Lobato", na qual defende que essa riqueza é patrimônio do povo brasileiro e deve estar a serviço da construção de um país mais justo e desenvolvido. Monteiro Lobato, escritor brasileiro, foi um dos primeiros a defender a existência de petróleo no país e a criação da Petrobras.

Conferência de Educação

Outra pauta bastante debatida foi a Conferência Nacional de Educação e a necessidade de mobilização estudantil, desde as etapas municipais, para que as bandeiras levantadas pela UBES sejam aprovadas.

38º Congresso da UBES

O Coneg é o fórum responsável por convocar o Congresso e definir a Comissão Nacional de Credenciamento e Organização. Pelo regimento aprovado, o 38º Congresso da UBES terá votações em urnas nas escolas e elegerá o primeiro delegado para cada 1000 estudantes matriculados e, depois, o próximo a cada quinhentos subsequentes.



Fernando Borgonovi

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, participe desse debate.