UNE reúne com estudantes da Escola Latinoamericana de Medicina - ELAM




Atualmente estudam medicina em Cuba 800 brasileiros com bolsas completas, doadas pelo governo Cubano. 300 Médicos já foram formados dentro desse projeto, mas infelizmente estão no Brasil sem poder trabalhar. O Brasil é um dos países de toda America Latina e Caribe que trata esse tema com maior atraso, visto o grau de corporativismo e preconceitos da classe médica brasileira.

A realidade de saúde no Brasil é grave, uma média de 1000 municípios não tem um médico; mais de 3000 tem valores que não alcançam a metade do que exigem a OMS; a estrutura de formação universitária pública, gasta rios de dinheiro com a formação de profissionais, e estes não realizam nenhum tipo de serviço social quando terminam sua carreira em municípios onde não há médicos; a saúde se transformou no mais promissor negócio do mercado.... É tudo um verdadeiro caos.

Os primeiros médicos pobres, filhos de campesinos, índios, negros, apesar de terem se graduado em um país que detém de uma das melhores medicinas do mundo, já estão a cinco anos no Brasil sem poder trabalhar, isso porque não têm dinheiro para pagar os autos preços das provas exigidas em algumas universidades, ou porque as vagas são muito limitadas, enquanto crianças,mulheres, anc
iãos morrem em municípios do Brasil por falta de uma simples consulta. É uma falta de respeito com o povo.

No dia 03 de maio, a direção da Associação de Estudantes Brasileiros de Medicina em Cuba - ABEMEC, reuniu com o Coordenador da CTB Batista Lemos, que garantiu apoiar a causa, e no dia de hoje (08 de maio) foi realizada uma reunião com a Presidente da UNE Lúcia Stumpf, que em estes dias se encontra
em Cuba, e afirmou que a UNE continuará defendendo que os médicos formados em Cuba possam semear no Brasil uma medicina mais humana, solidária e pra todos. Durante o congresso da UNE que acontecerá entre 15 e 19 de julho, haverá uma comissão para discutir esse tema.

O Coordenador da ABEMEC(Associação Brasileira dos Estudantes de Medicina em Cuba)o acreano Janilson Lopes Leite, pediu apoio também para a realização de 12 trabalhos voluntários, que os médicos e estudantes de medicina em Cuba realizarão em 12 Estados Brasileiros este ano durante suas ferias.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, participe desse debate.