Medo do exemplo: estátua de Che Guevara é retirada do Central Park (NY)


Assassinado há mais de quarenta anos nas selvas bolivianas, com ajuda da CIA, o líder revolucionário Ernesto Che Guevara continua amedrontando os Estados Unidos. O medo de um exemplo de vida que se impõe é tanto que obrigou o país imperialista até mesmo a retirar uma estátua do argentino que figurava em uma das entradas do famoso Central Park, em Nova Iorque.

Parlamentares republicanos enviaram carta à prefeitura da cidade pedindo a retirada alegando que "o revolucionário foi reconhecido inimigo dos EUA e que acolheu as políticas repressivas da União Soviética".

A escultura, que na realidade refletia uma "estátua viva", seria retirada de qualquer maneira, já que fazia parte de uma exposição temporária. Mas chamam a atenção os queixumes dos republicanos, capazes de enxergar violência na solidariedade e no amor à liberdade, representados por Che, ao mesmo tempo em que apoiam vivamente a matança comandada pelos Estados Unidos no Iraque.

Uma estátua não é capaz de sair andando, mas o exemplo de vida de Che Guevara até hoje se impõe e faz tremer os donos do poder mundo afora.

De São Paulo,
Fernando Borgonovi
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, participe desse debate.