Estudantes e idosos são "golpeados" no Senado


Perpétua convoca líderes a derrubarem o projeto que caça 60% dos ingressos conquistados por alunos e pessoas com mais de 60 anos.


"Definitivamente, esta decisão é uma vergonha para o Congresso. Solapou os direitos constitucionais conquistados a duras penas pelo movimento estudantil". Assim se manifestou a deputada Perpétua Almeida, em pronunciamento, na Câmara Federal, contra a fixação de uma cota de 40% destinada a estudantes durante nos espetáculos artisticos e cinemas.

Foi mais um desabafo público da deputada contra a decisão da Comissão de Educação do Senado Federal, que tambem reduziu em 60% o número de ingresso destinados a pessoas com mais de 60 anos. "Cultura neste país ainda é muito cara. Há artistas que pensam que vão enricar começam a fazer sucesso". O comentário é, na verdade, uma crítica aos produtores culturais e alguns artistas nacionais, responsáveis pelo lobbye que apressou a "vergonhosa" decisão amparada por um relatório "lamentável" assinado pela senadora Marisa Serrano.

A deputada refez o apelo aos líderes das bancadas para que não aprovem o projeto, que chegará à Câmara Federal nos próximos dias. "Se, de fato, há falsificações das carteiras de estudantes, isso não é culpa daqueles que historicamente usufruem deste benefício. Vejo com extrema indignação que, neste caso, o Estatuto do Idoso, aprovado por nós parlamentares, também é violentamente atacado e desrespeitado", afirmou a deputada, para quem o governo daria uma excelente mostra de bom senso se autorizasse a Casa da Moeda a confeccionar as carteiras.

Perpétua convocará os movimentos estudantis, através da UNE, para pressionar as bancadas a votarem contra o projeto. "Iremos encher isso aqui de alunos e idosos", disse ela, que encerrou seu pronunciamento com uma frase do maior poeta russo moderno, Vladimir Maiakóvski: "Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Atéque um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta e aí já não podemos dizer nada.

A maior preocupação da deputada é que, brevemente, a persistir a investida contra os direitos dos alunos, a Carteira de Estudante possa ser, também, ameaçada.

Confira abaixo um trecho do pronunciamento da deputada:

Sr. presidente,

É com essa carteirinha que muitos jovens do Brasil têm acesso a cinema, teatro e a shows, porque a cultura hoje ainda é muita cara. A maioria dos artistas também, quando começam a fazer sucesso acham que têm que enricar, e o povo brasileiro com tanta dificuldade de acesso à cultura.
E não adianta vir com o argumento de que a cultura não pode bancar isso, porque pode sim. Historicamente, as produções culturais brasileiras, seja cinema, teatro e música não saem do bolso do artista, saem do bolso das grandes empresas privadas que ajudam a fazer cultura neste País, sai do bolso de empresas importantes nacionais, como a Vale, a PETROBRAS, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BASA e também uma boa fatia do Ministério da Cultura. Por isso é justo que isso seja repassado a essa juventude pobre brasileira.
Condeno a decisão da Comissão de Cultura e Educação do Senado da República que solapou o direito dos estudantes arrancando-lhes 60% dos seus direitos.
Há 2 semanas tenho abordado esse assunto. Ou a juventude brasileira acorda e as suas entidades vêem para cá e tomam conta das galerias desta Casa, ou mais um direito do povo brasileiro e da nossa juventude será assaltado, se esta Casa não reparar o que fez o Senado da República.


Fonte: Deputada Federal Perpétua Almeida

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, participe desse debate.