Socialismo


Recebi este artigo do Camarada Jenilson Lopes, de Tarauacá, atualmente estudando o 5° ano de medicina em Cuba. Cheio de causas. Isso é bom.

Como será que uma criança, um jovem ou mesmo um ancião que são vítimas das mais cruéis injustiças sociais no mundo concebem as frases "Feliz Natal e Próspero Ano Novo"?

Somos personagens de uma época histórica tão decisiva para o mundo como foi o auge da Guerra Fria, onde quase toda a humanidade foi para o espaço com o possível inicio da Terceira Guerra Mundial em que o foco era quem dominaria o mundo: o Capitalismo ou o Socialismo?

A antiga União Soviética, apelidado como "Império do Mal" pelo Presidente Norte americano Richard Nixon, vinha mais tarde em 25 de dezembro de 1991 já no governo de MiKhail Gorbachev, com os insucessos da Perestróica e da glasnost e abalado por intensos conflitos internos, se desfazer completamente. Anunciou-se então o fim da história e a morte quase completa do Socialismo no mundo, ficando aqui no Ocidente muitas dúvidas naqueles que acreditavam nesse ideal.

Cuba que era uma referência socialista na região sofreu uma intensa crise econômica com perda de 90 por cento de seu mercado, e o início do Bloqueio Econômico imposto pelos EUA. O país entrou no chamado Período Especial, onde faltou tudo, desde o sabão, óleo, carne, sapatos, até o gás, petróleo, etc. As crianças padeceram de neuropatias carenciais (enfermidade do sistema nervoso por falta de nutrientes) e a energia com que se mantinham para ir à escola eram devido aos copos de água com açúcar que tomavam em substituição a algumas refeições.

Naquele momento Fidel Castro dizia em resposta aos anúncios pelo mundo da derrota e fim do Socialismo: "Porque pensar então que as idéias do socialismo não são tão generosas, que apela tanto à solidariedade, à irmandade entre os homens, vão desaparecer? O que vai prevalecer então? O egoísmo, o individualismo, as ambições pessoais? Com isso não se vai salvar o mundo. Estou absolutamente convencido disso, é o que penso".

Vivemos em um momento de grandes decisões, que precisam de medidas corajosas e acertadas. E fazendo uma análises dos passos dados pelo Neoliberalismo até os dias atuais, dos resultados, da dança do Capitalismo pelo mundo, do despertar das populações para seus insucessos e agressividades, é possível concluir que não temos outro caminho, se não o Socialismo.

Que importância os governos neoliberais têm dado aos 800 milhões de pessoas desnutridas pelo mundo? As 11 mil crianças que morrem de fome a cada dia? Como aceitar que mesmo nos países ricos um terço das crianças apresenta atraso no crescimento físico e intelectual? Quem tem dado atenção à África, onde metade de sua população morre com AIDS? Como os governos neoliberais irão resolver nos próximos anos o problema de 1,3 bilhões de pessoas no mundo que não dispõem de água potável? Com a prevalência do individualismo, como cita acima Fidel Castro?

Já algum tempo começou o genocídio pela apropriação das fontes de energia petrolíferas que restam no mundo. A destruição do Iraque é uma demonstração disso para a nossa geração. As pedras no tabuleiro já se movimentam há algum tempo para a apoderação das novas fontes de energia que são prometedoras e comprometedoras para humanidade, como é o etanol em um mundo em que uma pessoa de cada sete padece de fome; e a energia nuclear, com o triste exemplo que nos deixou a explosão do reator de Chernobyl no ano de 1986.

E quantos bilhões pensam os governos neoliberais lucrar com o domínio das maiores reservas de água doce e potável do planeta, em um mundo onde esse recurso praticamente não existe e que se sabe que onde não tem água não tem vida?

Há uma semana atrás, durante a inauguração de uma refinaria de petróleo em Cinfuegos-Cuba, o Presidente da Venezuela Hugo Chávez, em seu discurso dizia que o movimento pró- socialista que hoje aquece a América Latina e Caribe não seria tal se Cuba não tivesse mantido acesa a chama vermelha e seu povo pago o preço por manter erguida essa bandeira do Socialismo.

Quantas críticas já ouvi por parte da mídia brasileira, e mesmo dentro de movimentos esquerdistas de nosso país, ao Presidente Hugo Chávez por tentar fazer chegar aos pobres um pouco de dignidade. Quantos discursos racistas já ouvi dirigido ao Presidente Evo Morales ao lutar por maior justiça social na Bolívia. Precisamos reconhecer a coragem de Daniel Ortega, Presidente da Nicarágua, e de Rafael Correia, Presidente do Equador por aderirem ao propósito pró - socialista.

Necessitamos acreditar e lutar em nosso País por um propósito socialista, sem vacilações, sem receitas prontas, com nossos métodos e estratégias. O Brasil que historicamente vem sendo reconhecido como um país de maiores injustiças sociais no planeta, precisa avançar mais em relação à distribuição das riquezas, ao combate à fome, à marginalização, à prostituição, avançar pela democratização da saúde, da educação, pelo combate à violência.

O povo brasileiro que no ano de 2002 embalou esse sonho de melhores dias quando elegeu o Presidente Lula, não pode esperar mais pra ser consultado no momento em que grandes decisões tiverem de ser tomadas em nosso país. O presidente Lula que optou pelas negociações com um parlamento historicamente viciado, jamais dará os passos sonhados por nosso povo quando lhe elegeu, seguindo esse método, e disso estou convencido. O Congresso Brasileiro tem funcionado como a grande represa que o Presidente Lula pretende fazer no rio São Francisco com o desvio de águas, que deixa passar água à parte de baixo, mas não nutrientes aos peixes.

Por fim, os desejos de bons tempos devem soar de diferentes formas nas vidas das diferentes faixas etárias acima mencionadas. Uma criança carente e com fome, só poderá pensar que esses bons novos tempos lhe trarão comida e lhe livrarão da cifra de 11 mil que morre diariamente no mundo. Um jovem excluído, não serei romântico para dizer que irá se rebelar e lutar por um mundo melhor, pois se sabe que suas armas não conseguem êxito nessa batalha, e portanto a prostituição, a marginalização e o tráfico acabam sendo o único horizonte de melhoria para os próximos tempos.

Aos anciãos abandonados e excluídos de nossa sociedade, lhes resta acreditar que encontrarão um mundo melhor após a morte. Dessa forma, a luta por dias melhores nesses novos tempos, está nas mãos daqueles que dispõem de algum instrumento de batalha, que são visionários, utópicos nesse mundo quase sem jeito; daqueles que pensam no próximo como pregava Cristo; daqueles que conseguem se indignar com o sofrimento de outros, como falava Che Guevara; daqueles que acreditam no amor, pois como dizia Leonardo Da Vincci: "Se o amor não existe, o que nos resta?

"O socialismo não é outra coisa, se não o amor, a solidariedade, a irmandade, a luta por justiça, por fazer entender que nenhuma vida vale mais que outra. Não é a busca pelo igualitarismo medíocre em um mundo de seres imperfeitos, é simplesmente a busca pela dignidade.


Fonte: Blog do Dep. Edvaldo Magalhães




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, participe desse debate.