“A UJS (União da Juventude Socialista) mudou seu estatuto e agora aprofundou ainda mais seu caráter democrático, ampliando o espaço das diversas frentes de atuação da juventude como o hip-hop, LGBT, cultura, ciência e tecnologia, esporte”. A informação fez parte do discurso da deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) em que saudou, da tribuna da Câmara dos Deputados, “o resultado dos debates que mobilizaram milhares de jovens este ano no 14º Congresso Nacional da entidade da qual eu faço parte com muito orgulho”, afirmou.


A parlamentar, que tem na juventude seu principal conjunto de eleitores, fez uma citação do manifesto da UJS que, segundo ela, resume as propostas e os objetivos da entidade: ''É para construir essa vida nova que te convidamos. A solidão não cabe para nós, pois vivemos a luta deste tempo - cruel sim, mas também desafiador. Juntos escreveremos a história desse novo Brasil que desejamos”.


O texto continua dizendo que “na União da Juventude Socialista, vão se encontrar as bandeiras vermelhas, verde-amarelas e os nossos anseios, nossa rebeldia, nossa solidariedade e a luta diária pelo socialismo. Não nascemos para o silêncio, nascemos para cantar e viver outra vida, melhor e mais justa. Assim será a república de trabalhadores que ajudaremos a construir. Nela estarão 'os meninos e o povo no poder...'. Nela estará hasteada bem alta a bandeira do socialismo e, nas faces, estampada a nossa alegria.''


O 14º Congresso da UJS, que aconteceu de 12 a 15 de junho, em São Paulo, reuniu 82 mil jovens, entre militantes e novos filiados, de 780 cidades. Os 1.215 delegados discutiram propostas para as políticas públicas de juventude, cultura, emprego e, principalmente, o socialismo com a cara da juventude e do Brasil.


Fundada em 1984, a UJS é uma das maiores entidades do movimento social do País e uma das maiores entidades juvenis do mundo, tendo hoje 130 mil filiados. Manuela destacou ainda, como parte da história da entidade, o fato da UJS ter sido presidida pelo ex-Presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e ter sido uma escola para milhares de jovens que querem mudar o nosso País através da política desde então.


“Digo com muito orgulho que a UJS foi e continua sendo minha referência. A ousadia é uma característica própria da juventude, e a UJS é uma entidade que valoriza e estimula a ousadia, a coragem, a criatividade dos jovens”, afirmou.


Fonte: Vermelho

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, participe desse debate.